Neste painel temático, o autor JCLinhares chama a atenção dos pais e educadores para a problemática das drogas, utilizando-se de uma linguagem visual inovadora e atraente. Projetado especialmente para ambientes escolares, o painel apresenta várias alternativas para afastar os jovens das drogas, bem como oferece um rico material para momentos de reflexão.
 
ABC DAS DROGAS
  • O título: A escolha do alfabeto para focalizar o tema não só desperta a curiosidade dos estudantes, como também facilita a compreensão do assunto. As letras (em ponto-de-cruz) traçadas harmonicamente conduzem a uma leitura atenta e detalhada das mensagens apresentadas.
 
  • Abordagem do tema: Ao lado de cada uma das 23 letras do alfabeto aparecem mensagens de conteúdo educativo e informativo. Cada mensagem encerra um significado acerca dos diversos aspectos que compõem a questão das drogas, incluindo os riscos decorrentes do uso indevido de substâncias entorpecentes, cuidados com a saúde, uso de drogas fora das suas finalidades terapêuticas, o exemplo dos pais e, sobretudo, o diálogo entre pais e filhos e a harmonia que deve existir no lar.
 
  • Estudos e debates: o conteúdo informativo do painel, como mostram as mensagens, constitui uma fonte de grande valia para questionamentos e reflexão entre alunos, pais e professores. A natureza do assunto faz lembrar a preocupação do Sumo Pontífice da Igreja Católica, Papa Paulo VI, ao afirmar. "A luta contra as drogas está primordialmente a cargo dos pais e educadores, mas, a voz outorgada da ciência pode servir como um vigoroso estímulo".
 
Na parte inferior do painel (vide figura ao lado), num retângulo azul configurado com cinco grandes corações, encontram-se as medidas que podem ser adotadas pelos pais e educadores para afastar os jovens das drogas.
 
Entre essas medidas, apresentadas em formas lúdicas (palavras cruzadas em ponto-de-cruz), o autor inclui: diálogo / amor / carinho, ajuda / Deus / compreensão e atenção / afeto / respeito, lembrando que a presença de Deus em nós é importante para preencher o vazio das tentações humanas e para nos dar forças na luta contra os malefícios causados pelas drogas. As figuras de corações entrelaçados simbolizam sentimentos de amor e autoestima.
Riscos(*)

Razões para fumar (você concorda ou discorda ?)

                             Para ter mau hálito e dentes amarelados
                             Para incomodar os não fumantes
                             Para poluir ambientes saudáveis
                             Para reduzir a capacidade pulmonar e respiratória
                             Para envelhecer precocemente
                             Para se tornar mais vulnerável a doenças cardiovasculares
 
 
Interpretação / Questionamentos / Debates (sugestões)
 
1. Título do Painel
 
2. Figura de um homem com a cabeça e o pescoço no formato de uma chaminé (lembrando um imenso cigarro aceso) pode simbolizar um fumante totalmente dependente do cigarro.
 
3. A fábrica ao fundo (com sua chaminé conectada ao corpo do fumante) sugere que ambos, fábrica e fumante, poluem o ambiente que os cerca.
 
4. A tonalidade vermelha cercando o vestuário do fumante por todos os lados (sapatos, punhos e colarinho da camisa) pode servir como uma advertência sobre os perigos do cigarro para a saúde do fumante.
 
 
5. As janelas da fábrica e os três caminhos (na mesma tonalidade) mostrando ‘‘saídas’’ pode ser interpretado como modos alternativos para a pessoa deixar de fumar.
 
6. A figura do homem saindo quase correndo de um ambiente (fábrica) com os punhos fechados (como se estivesse vibrando, comemorando) sugere que ele está disposto a abandonar o hábito de fumar.
 
7. Tema para redação: O hábito de fumar não apenas põe em risco a saúde do fumante, como também afeta o ambiente que o cerca.
 
(*) Painel e textos produzidos por JCLinhares / Direitos autorais protegidos por Lei.
 
  • Exposições realizadas: Museu de Drogas da Academia Nacional de Polícia Câmara Legislativa do Distrito Federal, Congresso Nacional, Superior Tribunal de Justiça (Brasília-DF). Em Fortaleza: Assembléia Legislativa Palácio da Abolição, Náutico Atlético Cearense e na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará / ESMEC.
Depressão(*)

Razões para usar drogas (você concorda ou discorda ?)

                             Para obter baixo rendimento escolar ou desistir de estudar
                             Para ter possível envolvimento com a Polícia ou com a Justiça
                             Para aumentar a possibilidade de cometer acidentes de trânsito
                             Para reduzir a capacidade de raciocínio e concentração
                             Para trazer mais problemas para si ou para sua família
                             Para não consegui ter uma vida normal
 
 
Interpretação / Questionamentos / Debates (sugestões)
 
1. Título do Painel
 
2. O semblante refletido no espelho lembra o rosto de um jovem triste e angustiado em busca de sua identidade.

3. Os diferentes tipos de drogas caindo dentro da cabeça do jovem (associados a sua fisionomia refletida no espelho) podem significar: uso abusivo de drogas, estado de dependência e/ou sofrimentos físicos e mentais causados pelas drogas.
 
4. Relaxamento e descuido com a aparência pessoal. Esses sinais, como mostra a imagem, são observados comumente em jovens usuários de drogas.
 
5. Cores presta e cinza. Essas tonalidades (predominantes no cenário, na camisa e no espelho) remetem à visão obscurecida de quem não enxerga os malefícios provocados pelas drogas.
 
6. O corpo do jovem, afundando na escuridão, sugere que o uso de drogas pode levá-lo ao fundo do poço. A corrente em volta dele indica condição de subordinação, sujeição, estado em que a pessoa necessita de auxílio, socorro, atenção.
 
7. Tema para redação: Um estado de profunda depressão pode ocorrer com o uso de substâncias depressoras do Sistema Nervoso Central.
 
(*) Painel e textos produzidos por JCLinhares / Direitos autorais protegidos por Lei.
 
  • w-facebook

Projeto Brasil Urgente © 2020. Todos os direitos reservados.