O JEITINHO BRASILEIRO
Esse peculiar comportamento do brasileiro foi tema de palestra proferida, recentemente, pelo Ministro do STF Luís Roberto Barroso, na Universidade Harvard, EUA, durante a Brazil Conference. O colóquio girou em torno do fato de que o jeitinho brasileiro é “produto de algumas características da colonização e da formação nacionais”.
 
Como mostra a historiografia nacional, nossa formação étnica vem de camadas europeias, africanas e ameríndias, portanto, diferenciada dos demais povos do Continente Americano, a começar pelo modelo de colonização adotado na nova Terra descoberta.
 
Aqui, os colonizadores portugueses, amparados pela Metrópole, exerciam plenos poderes sobre a população local e o território administrado. À época Colonial, os donos do poder (leia-se capitães hereditários e sucessores) já “não sabiam” separar o bem público do bem privado: tudo era deles. No Império, esse cenário pouco mudou. Na República, a “res publica'' (contrariando até a origem do seu nome) continuou nas mãos de grupos privilegiados, ainda mais poderosos.
 
Hoje, a realidade brasileira é outra, porém, marcada de erros históricos e vícios civilizatórios, herdados e acumulados ao longo dos tempos. São exemplos: escravidão, latifúndios, dependência ao Estado, preconceitos, desigualdades, impunidade, disfunções politicas etc.
 
Nesse ‘’berço esplêndido’’, brotou o jeitinho brasileiro: conduta egocêntrica, transversal, de uma pessoa visando escapar do cumprimento de um dever (legal, ético ou moral), mesmo ciente que esse comportamento, ostensivo ou velado, muitas vezes, pode ferir a Lei, subestimar o próximo, afetar a Sociedade. A ocorrência da primeira conduta aqui citada, geralmente, tem características de corrupção.

 

Texto publicado no jornal Diário do Nordeste, página 2, de 04/06/17, Fortaleza/CE, Brasil (texto elaborado por JC Linhares).
ATIVIDADE: Observe as letras contidas no interior do mapa e forme palavras com referidas letras, desconsiderando K-W-Y. Inicie sua tarefa a partir da seta indicativa e prossiga no sentido horário (da esquerda para a direita). Ao final, você descobrirá três condutas típicas do Jeitinho Brasileiro, as quais estão representadas, simbolicamente, nas imagens dispostas no interior do Mapa do Brasil.